Matsumoto (Japão) - Principal favorita ao título da Copa do Mundo, a seleção brasileira masculina de vôlei amargou já neste domingo sua primeira derrota na competição. Atuando contra os Estados Unidos, um de seus principais concorrentes ao troféu, os comandados do técnico Bernardinho vacilaram nos momentos decisivos dos sets e foram batidos por 3 a 0, com parciais de 28/26, 30/28 e 25/20.
Realizada no Japão, a competição será disputada nas próximas duas semanas nos mesmos moldes que a Copa feminina, vencida pela Itália e que teve o Brasil com o vice. As 12 equipes se enfrentam em turno único e, ao final de 11 rodadas, as três melhores garantem vaga para as Olimpíadas de 2008.
O destaque da partida foi o norte-americano WIlliam Priddy, responsável por 16 acertos e eleito melhor atleta em quadra. Outros que estiveram bem na equipe vencedora foram Riley Salmon e Ryam Millar, com 11 tentos cada. Já Clayton Stanley obteve dez pontos, sendo quatro deles de saque.
No Brasil, o principal jogador foi o ponteiro Giba, autor de 14 pontos, sendo 11 de ataque e três de bloqueio. O meio-de-rede Rodrigão, por sua vez, contribuiu com mais dez acertos.
A equipe brasileira volta à quadra nipônica o às 7h35 (de Brasília) desta segunda-feira pela segunda rodada para enfrentar a Espanha, atual campeã européia. Na partida preliminar, às 4h35, os Estados Unidos travam o duelo do continente americano com Porto Rico. Na terça, a seleção verde e amarela encerra sua participação na cidade de Matsumoto contra o Egito, também às 7h35.